terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Abelha e Passaros



Voltando de viagem essa semana me deparei com uma cena um pouco inusitada. Em uma lanchonete dessa de beira da estrada próximo ao município de Caratinga/MG observei que as abelhas estavam indo ao comedouro dos pássaros que estavam cheio de canjiquinha -um tipo de farelo de milho triturado muito utilizado em minas para alimentar canários e pombas- e por la ficavam  um certo tempo e saiam voando.


Essa foto foi tirada no comedouro note que existem alguns pontos negros no fubá, esse são as abelhas. Estavam nesse comedouro Apis e Abelhas sem ferrão.

Conversando  com amigos meliponicultores, eles me informaram que isso ocorre devido a falta de pólen na região, com isso as abelhas recorrem ao farelo que é pouco nutritivo. Quando notarmos isso em nosso meliponário devemos então fornecer pólen de Apis para nossas abelhas ou xarope com complexo de aminoácidos também conhecido como Aminomix. Em uma próxima postagem estarei tratando dessa alimentação proteica.

Outro fato muito importante é que na cultura de milho existem muitos agrotóxicos que acabam deixando resíduos nos grão afetando nossas abelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário